No gráfico nº1, a KTM comparou três tamanhos de rodas 26″, 27,5″ e 29″ e os critérios foram a aceleração e a inércia do comportamento das rodas.
Na aceleração a roda 27,5″ é muito semelhante a roda 26″ por isso não haverá grandes diferenças tanto no arranque como nas subidas. No entanto a roda 29″ pode parecer desanimador mas a roda 29″ consome mais energia cerca de 3,6% do que as outras no arranque e nas subidas, mas com uma grande vantagem de acumular mais inércia tendo mais performance em velocidades altas com um menor consumo de energia por parte do ciclista.
No grafico nº2, temos a comparação do contacto com o piso dos diferentes tamanhos de rodas. Neste gráfico vemos que quanto maior a roda for, maior é o contacto da roda com o piso, pode ser uma desvantagem para alguns mas para outros significa vantagens, maior tracção, estabilidade e melhor poder de travagem.
Por último temos o gráfico que compara o peso das rodas, este gráfico pode baralhar ainda mais os indecisos. Quanto mais leve a roda for e pneus mais rápido será a aceleração da bicicleta.
Somos da opinião que tudo depende de cada ciclista e nalguns casos (poucos) pode melhorar a performance do ciclista mas achamos que não passa de mais uma moda… 26″…29″…27,5″. No ciclismo de estrada sempre foi a 28″ sem este consumismo de estar a trocar de bicicleta sempre que sai uma roda nova, como dizem muitos basta ter pernas.
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