Santiago de Compostela 2015



Pois é!
Vai ser a próxima (GRAAAAANDE) expedição dos bassares já com data aprovada em Assembleia Geral Extraordinária:



 30 de abril a 2 de maio de 2015

Como uma expedição desta natureza requer uma preparação cuidada vamos começar já os preparativos para uma expedição que será também uma Peregrinação e a oportunidade de percorrer os milenares caminhos de Santiago, retomando aquela que é a mais antiga e importante rota de peregrinação da Europa.

Iremos disponibilizar em breve uma ficha de inscrição e com regularidade publicaremos dados de interesse para esta Peregrinação dos Bassares.

Para começar, um pouco de história

O apóstolo Tiago, o Jacobo, ou o maior, Santiago, Saint Jacques em francês, Saint James em inglês, em hebraico Yacob (Jacó), após a crucificação de Jesus, pregou o evangelho na Galiza, região que aprendeu logo a amar.

De regresso a Jerusalém, foi decapitado pelo Rei Herodes, e os seus restos mortais, segundo a lenda, foram levados de volta à Espanha num barco de pedra, transportado por anjos, numa viagem que durou 7 dias e foi enterrado na Galiza. Em princípios do milénio atual, continua a lenda, um camponês chamado Pelayo, guiado por muitas estrelas, encontrou num grande campo, a sepultura do apóstolo.

A notícia correu mundo, lançando uma legião de cristãos a peregrinar até Santiago de Compostela, cidade que se formou na região.

A palavra Compostela, provém de campo de estrelas, ainda segundo a lenda.

Desde então, multidões de peregrinos anónimos vêm percorrendo este caminho mágico, o único no mundo que não se formou por motivos comerciais. Vários daqueles que deixaram o nome na história, como Carlos Magno, El Cid, São Francisco de Assis, Fernão de Aragão e Isabel de Castela, também percorreram o caminho.

Ainda hoje se faz a história do caminho, com a passagem de peregrinos não menos famosos da nossa história contemporânea, como artistas, escritores, historiadores... e claro, o bassares, um Grupo (des)organizado de amigos, da região de Viseu, que montam bículas.

1 comentário: