Caminho de Santiago - A preparação

O Caminho vai começar já com algumas dicas de preparação para podermos chegar ao dia da partida com tudo prontinho. Outra coisa não seria de esperar de um grupo tão (des)organizado como os Bassares.

Então, começamos pelos PREPARATIVOS
CARTÃO EUROPEU DE SAÚDE
Segundo a Lei de Murphy, se existir a ínfima possibilidade de uma coisa correr mal, então correrá mal seguramente.
Esperamos sinceramente que esta lei não se aplique à nossa viagem, mas mais vale estarmos prevenidos.
Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) pode ser uma boa ajuda no caso de alguém adoecer ou se magoar enquanto está fora do país.
cesd1.gif cesd2.gif
Em Portugal, este cartão é emitido pela Segurança Social, de forma gratuita, a todos os cidadãos portugueses e permite o acesso ao Sistema Nacional de Saúde do país onde estivermos (dentro da União Europeia e ainda Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) com os mesmos direitos dos cidadãos nacionais desses países, ou seja, receberemos cuidados gratuitos, pagando apenas eventuais taxas moderadoras ou outras despesas aí cobradas. Além dos viajantes, o cartão pode ser usado por quem residir temporariamente no estrangeiro (estudantes, por exemplo).
O cartão dá-nos acesso a tratamentos urgentes e a outros em consequência de um acidente, doença ou maternidade. Só não poderemos utilizá-lo se formos ao estrangeiro para obter um tratamento que, por limitações técnicas ou outras, é inviável em Portugal.
CESD pode ser pedido nos serviços da Segurança Social e também nas Lojas do Cidadão. Convém fazê-lo uma ou duas semanas antes da viagem e prevê-se que o cartão seja enviado para a nossa morada entre 5 a 15 dias após o pedido.
Caso não queiramos dar-nos a este trabalho, podemos sempre fazer o pedido pela net, através do site da Segurança Social, onde estão todas as informações necessárias ao processo. Evitam-se assim filas de espera e perguntas sem sentido, do tipo “Para que país vai viajar?” quando o cartão tem uma validade de 3 ou 4 anos… Sei lá eu a que países irei nos próximos anos!
Por isso, mesmo que não vão a Caminho de Santiago, tratem lá de pedir este cartão porque só tem vantagens!
A CREDENCIAL DO PEREGRINO
Depois de termos decidido fazer o Caminho de Santiago, uma das primeiras preocupações da equipa de logística é tentar obter as Credenciais do Peregrino que, embora não sendo obrigatórias para se chegar a Santiago de Compostela, são bastante aconselháveis.
Credencial do Peregrino é um documento que tem a sua origem nas “cartas de apresentação” e nos “salvo-condutos” que os peregrinos levavam na época medieval e lhes concedia certos privilégios.
credencial.jpg
Actualmente, a Credencial do Peregrino é o documento que nos identifica como peregrino e nos serve para ter acesso aos albergues oficiais, ao apoio médico das equipas da Cruz Vermelha e ao apoio das autoridades ao longo da peregrinação. Nos Albergues de Peregrinos a apresentação da Credencial é condição fundamental para se ser recebido. Com esta Credencial, em Portugal teremos descontos nos Albergues de Peregrinos e nas Pousadas de Juventude enquanto que em Espanha os Albergues são gratuitos, sendo no entanto aconselhável deixar uma pequena contribuição monetária para ajudar nas despesas de manutenção do local.
Esta Credencial só será atribuída aos peregrinos que pretendam fazer um mínimo de 100 km a pé ou a cavalo ou 200 km de bicicleta (como é o nosso caso).
Assim, os pregrinos recebem as suas Credencias já preenchidas com o seu nome, a data e o local da partida e o modo como se faz o Caminho (a pé, a cavalo ou de bicicleta).
Depois, durante a caminhada, a Credencial deverá ser carimbada nos Albergues, Refúgios, Igrejas, Polícia, e outras entidades administrativas e/ou em estabelecimentos comerciais que comprovem a passagem por todos estes pontos do Caminho, no mínimo de dois carimbos diários, tendo espaço para um total de 40 carimbos.
credencialcarimbos.gif
Credencial do Peregrino tem um custo de 1.50€ (+1.00€ para portes de correio) e é aconselhável que seja pedida cerca de um mês antes do início da peregrinação.
Em Portugal, a Associação Espaço Jacobeus (AEJ) é a única entidade responsável, autorizada pela Igreja Compostelana, para a gestão e distribuição da autêntica “Credencial do Peregrino“, e os pedidos devem ser feitos para a seguinte morada:
Associação Espaço Jacobeus
(CAB) Praça da Faculdade de Filosofia, nº 16
Apartado 3056
4711-906 Braga
Tel. 931 602 448
E-mail: aej_credencial@hotmail.com
No site da Associação Espaço Jacobeus está toda a informação necessária à obtenção daCredencial do Peregrino bem como as regras para a sua utilização.
Para quem é (ou foi) estudante universitário, existe também a Credencial Jacobea Universitária, para carimbar nas universidades que se forem encontrando pelo Caminho.
creduniversitaria.jpg
Caso não se consiga obter uma credencial, pode-se sempre pedir ao pároco da paróquia da área de residência uma carta que ateste que se vai peregrinar a Santiago dentro do “espirito cristão”, com os devidos carimbos de certificação. Ora, isto é coisa que não deve ser assim tão difícil de obter.
O TEMPO
Como é lógico, outra grande preocupação para qualquer peregrino que esteja a preparar o seu Caminho de Santiago é saber como estará o tempo nesses dias.
É óbvio que, a mais de 3 dias, qualquer previsão do tempo pode falhar, mas mesmo assim, a preocupação e a vontade de saber não diminui por de forma nenhuma.
Mas quanto a isto, e depois do desaire da Serra da Estrela, estamos a negociar com o S. Pedro uma "Pacto de Não Agressão" para salvaguardar a nossa Peregrinação a Santiago nestes 3 dias.
E, por hoje, é tudo.
Gravem bem a lição que eu volto em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário